3 ideias de pisos para banheiro

3 ideias de pisos para banheiro

 

Veja os melhores tipos de pisos para decorar o seu banheiro, aliando design e funcionalidade.

 

Quando estamos pensando em tipo de revestimentos podemos utilizar em nosso banheiro, temos que ter em mente três aspectos essenciais, sendo: segurança, funcionalidade e estética.

 

Claro, escolher o piso sem qualquer critério não é a melhor forma de garantir a eficiência do espaço como um todo. Veja, o revestimento influenciará de várias formas dentro do ambiente, desde a luz e como ela se comporta, a noção de espaço que poderá aparentar um ambiente maior ou menor do que a realidade e até no tipo de sentimento que se terá ao entrar no local.

 

Existe um atributo que deve ser levado em consideração ao escolher os pisos para banheiro, é importante que antes de efetuar a compra do seu piso, que verifique se o piso é escorregadio ou não. Veja bem, os pisos em geral tem uma superfície menos deslizante, isto porque qualquer piso, em qualquer momento, poderá estar molhado, ou pior, esteja oleoso ou gorduroso. Estas situações podem criar algumas “ciladas” e aumentar o risco de acidentes em casa.

 

O que pode te auxiliar na seleção de alguns pisos para banheiro é a informação que vem nas embalagens que está relacionado a CLASSE DE USO, que recomenda o local de uso de acordo com as propriedades de resistência a abrasão e ao atrito. Vamos lá:

 

CLASSES DE USO:

 

  1. Uso exclusivo em paredes,
  2. Uso em banheiros e quartos residenciais,
  3. Uso em dependências residenciais sem contato com o exterior,
  4. Uso em todas as dependências residenciais,
  5. Uso em todas as dependências residenciais e comércios de médio tráfego,
  6. Uso em todas as dependências residenciais e comerciais de tráfego intenso.

 

Além disso, você pode usar um dos sentidos do corpo, o tato. Passar a mão e sentir a textura te dará uma noção de como ele pode se comportar em contato com as solas do pés descalços, por exemplo.

 

Vamos ver 3 ideias de produtos para pisos de banheiro:

 

Pastilhas de Porcelana

As pastilhas de porcelana são boas opções para utilizar como pisos de banheiro, desde que se tenha alguns cuidados de manutenção, como por exemplo, manter o piso sempre seco. A superfície da pastilha de porcelana em geral tem um toque mais natural, nem é liso e nem áspero, é muito confortável quanto a manutenção de uma temperatura ambiente.

Vejamos exemplos:

 

Pastilhas de Vidro

As pastilhas de vidro também podem ser aplicadas no piso de banheiros, mas a ressalva para este tipo de revestimento é maior. Além de manter o piso sempre seco é bom utilizar tapetes ou capachos. No caso das pastilhas uma característica que aumenta o aspecto antiderrapante do vidro é o próprio rejunte, pelo fato de serem pequenas, os espaços entre as peças ajuda servindo de certa forma como um freio para os pés ou solado de calçados.

Vejamos exemplos:

Porcelanatos

Já os porcelanatos são as estrelas mais utilizadas para pisos para banheiros. Já que eles apresentam inúmeras variações de superfície e por conta da tecnologia de produção conseguem oferecer diversos tipos de grafismos. No caso dos porcelanatos, as superfícies apresentam algumas variações que podem ser:

  • Acetinada: que apresenta uma característica mais opaca com uma face semi-lisa.
  • Natural: sua textura é mais orgânica com levíssimas elevações e um toque mais aveludado.
  • Rústico: a superfície é de aspecto bruto, rudimentar, no geral, é antiderrapante e utilizado em áreas externas.
  • Polido: este é um do mais comuns, as peças polidas são as mais brilhantes e lisas.
  • Esmaltada: a face das peças esmaltadas, em geral, são brilhantes ou semi-brilhantes e de aspecto semi-liso.

Vejamos exemplos:

 

Bônus: Tratamento Antiderrapante

Já existe no mercado alguns produtos que por intermédio de tecnologia química criaram um sistema que modifica a superfície das peças, criando uma fina camada que simula microventosas que acabam por tornar o revestimento antiderrapante. Você pode procurar na internet como “tratamento antiderrapante” para maiores informações.

Vale realçar que aplicar qualquer agente químico sob a superfície do seu revestimento poderá alterar sua aparência bem como seu estado natural. Portanto, certifique-se dos riscos ao produto e aos usuários.