Rua Engenheiro Saturnino de Brito, 44 - São Paulo-SP 11 2692-1667

5 ERROS COMUNS NA HORA DE USAR AZULEJO BRANCO

Gostou? compartilhe!

5 ERROS COMUNS NA HORA DE USAR AZULEJO BRANCO

azulejo branco é um dos revestimentos mais tradicionais que existem, no mínimo o mais conhecido. Ele é praticamente o arroz com feijão dos revestimentos, isto porque ele é o famoso coringa da decoração: vai bem em qualquer espaço, tem um custo-benefício excelente e é de fácil aplicação.

 

azulejo branco tem uma história riquíssima: A origem do azulejo branco é tão antiga que existe mais de uma provável origem, a mais plausível é que originário do Egito e que depois se espalhou pela Europa. Segundo outra etimologia, é oriundo da Europa e é chamado de azulejo, proveniente da junção de “azul” mais “lejo” que significa longe, ou seja, azul distante ou longe, numa clara referência a azulejaria portuguesa que utiliza o azul como tonalidade principal nas pinturas das superfícies do azulejo branco.

 

Bom, tecnicamente o azulejo branco é um revestimento cerâmico tradicional, sempre em forma regular, quadrada ou retangular. No início era feita em barro cozido, com uma camada de esmalte por cima o que acabava dando um aspecto vitrificado. As peças recebiam os mais diversos motivos (desenhos), as paisagens e figuras de casas eram as que mais se repetiam.

 

Com o tempo, obviamente depois dos inúmeros avanços tecnológicos os produtos foram aperfeiçoados e ganharam qualidades excepcionais, principalmente em durabilidade e resistência.

 

azulejo branco especialmente ganhou as paredes de milhares de projetos pelo mundo e ficou muito mais famoso. Após muito se popularizar e ganhar espaço, ele segue sendo uma solução prática e acertada, em geral, muito utilizado em cozinhas e banheiros. Mas pode ser visto em outros ambientes da casa.

 

Como é um produto comum as pessoas pensam que é simplesmente comprar e instalar, teoricamente é isso mesmo, mas vale pensar um pouquinho antes de realizar a compra para evitar qualquer tipo de probleminha e garantir o melhor rendimento do seu azulejo branco. Bom, vamos enumerar 5 erros comuns que podem comprometer o acabamento do seu ambiente.

 

  1. Não planejar a compra: É importante planejar a sua compra, melhor ainda se houver um acompanhamento profissional com um projeto arquitetônico ou decorativo, desta forma você terá um memorial descritivo com as características e quantidades de cada item que irá compor sua obra, isso inclui seu azulejo branco. Veja, por conta de todas as características existentes hoje, você precisa especificar corretamente o seu azulejo, isso evita a compra de um produto para instalação em local inadequado ou não permitido, exemplo: colocar um produto para parede no piso.
  2. Marcas desconhecidas ou de baixa qualidade: Errar na marca também é comum. A qualidade é fundamental, principalmente se você quer um produto que não manche com o tempo, que não mude de cor, que não tenha alta variação de tonalidade, que não quebre facilmente, que seja fácil de manipular, enfim, de forma ampla é importante optar por marcas reconhecidamente competentes.
  3. Construção inadequada e mão de obra inábil: Se você quer que seu revestimento fique bem alinhado, sem elevações ou diferenças bruscas no tamanho da junta de dilatação, garanta que sua parede esteja 100% plana, sem sujeiras e pedaços de cimento impregnado, isso pode comprometer o acabamento. Outra coisa, contrate uma mão de obra comprovadamente experiente e profissional. Comprar um azulejo branco de marca boa e contratar qualquer pessoa para instalar não vai dar boa coisa.
  4. Sem noção, com a manutenção: Cuidado com os produtos de limpeza que você utiliza, alguns revestimentos são sensíveis a produtos químicos e abrasivos. Na dúvida, utilize sabão ou detergente neutro com um pano macio para limpeza. É importante consultar as características técnicas para não ter surpresas depois da limpeza.
  5. Argamassa incorreta: Escolher o tipo correto da argamassa é essencial para garantir vida longa ao seu revestimento, principalmente se for instalado em locais em contato constante com água, umidade ou intempéries. Neste caso, procure a orientação de um vendedor especializado.

 

Agora você pode ficar mais tranquilo para comprar seu revestimento. Aproveite para se inspirar com algumas obras:



Confira mais imagem:

Gostou? compartilhe!