Rua Engenheiro Saturnino de Brito, 44 - São Paulo - SP
iten(s)

ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


Biomimética: a ciência por trás da coleção Biomas

Biomimética: a ciência por trás da coleção Biomas

Um dos temas mais importantes abordados na coleção Biomas, cocriação entre Decortiles e o Atelier Marko Brajovic, é a relação do homem com a natureza. Para ampliar o conhecimento, o arquiteto Marko Brajovic contou com a parceria da bióloga e biomimética, Alessandra Araújo, fundadora da bio-inspirations e designer de inovação em segmentos corporativos, que elaborou uma pesquisa sobre as complexidades existentes na diversidade brasileira. 

O estudo abrangeu temas como: bem-estar, saúde, cidades, geologia e sentimentos, com resultados que tentam compreender as interações humanas com “as peles do Brasil”, terno usado para se referir aos biomas. Para você entender melhor o desenvolvimento criativo da coleção, entrevistamos a bióloga, que explica os bastidores por trás dos produtos. 

1 - O que é biomimética? 

AA: A biomimética é uma ciência e uma prática. Como ciência ela estuda as estratégias e os mecanismos de como que a natureza e todos os seus organismos há 3.8 bilhões de anos conseguem sobreviver e reproduzir. Como prática, é uma prática de inovação, que traça com maior profundidade, a relação entre o problema a ser resolvido e as respostas que podem ser encontradas na natureza. A biomimética busca entender como se estabelece essa interação, se inspira nesse organismo, e a partir daí, aplica esse princípio no design a ser desenvolvido. Por isso, que a biomimética é uma inovação não só da forma pela forma. Não é um telhado em forma de folha, por exemplo, mas sim, entender a folha como estratégia, como função. 

 

2 - Qual a importância da biomimética para o contexto das cidades e do morar? 

AA: A importância da biomimética para a vida contemporânea é fundamental em todos os aspectos de sustentabilidade e de regeneração, porque a biomimética está relacionada aos princípios de como que a vida cria condições propícias para dar continuidade à vida, o que rege a capacidade da vida de se manter viva e gerar mais. Tudo que é criado ou construído através da biomimética são processos e produtos que tem como conceito a continuidade da vida, ou seja, não gerará resíduos perigosos, não gerará produtos que tem uma vida útil curta, que demande de muita energia ou que danifique o meio ambiente. 

Para o contexto urbano e por uma questão de saúde, o que as cidades precisam é regenerar os espaços, porque as metrópoles crescem rapidamente e numa velocidade muito grande, consequentemente sendo grandes cadeias poluidoras para criar e manter seus espaços construídos. Então, ter como princípio a biomimética é ir além dos critérios básicos de sustentabilidade ou de alguma legislação existente.  

 

3 -Como foi o processo de pesquisa para o desenvolvimento da coleção Biomas? 

AA: O processo de pesquisa e inspiração para a criação da coleção Biomas foi superinteressante. Nós não começamos olhando para as tendências ou para necessidades urbanísticas. Fizemos o caminho inverso. Olhamos para necessidades humanas e nos questionamos como as pessoas se relacionam nessas áreas urbanas. Estudamos também uma série de patologias, que são oriundas das metrópoles, e toda essa relação do ser humano com os sentidos. Olhamos para a litografia do Brasil, os tipos de solo, as topografias e a partir disso, começamos a desenvolver um estudo sobre cada bioma. Assim, tentamos interpretar as cores, as texturas, as mensagens e as identidades predominantes que poderiam ser decodificadas em algo físico e estabelecer essa conexão do humano com o natural. 

 

4- Quais os desafios para esse projeto?

AA: Os desafios foram muitos! Um dos primeiros era identificar como traríamos a essência de cada bioma, já que eles têm uma identidade tão rica em sua essência e que é quase impossível de calcular. Depois, pensamos nas principais características desses biomas que pudessem ser percebidos à primeira vista. A partir daí, o desafio foi fazer com que os produtos mantivessem a identidade daquilo que foi observado e depois transformado em cerâmica. Eu acredito que através desse trabalho em específico e da profundidade da pesquisa, conseguimos trazer peças que não são só um reflexo ou uma imitação artificial, mas sim, revestimentos conectados com os sentidos e as origens dos biomas.

 

5 - Qual sua opinião sobre o movimento "biofílico" que tem se tornado uma grande tendência na arquitetura? 

AA: A biofilia é também sobre entender como que o ser humano ocupa os espaços. Se voltarmos no tempo, a humanidade sempre viveu em ambientes muitos abertos e com uma complexidade visual, que se difere dos espaços construídos hoje em dia, lotados de ângulos de 90°, com iluminações artificiais e texturas lisas. Essa diferença visual não condiz com a nossa história evolutiva. E, como que nós podemos habitar esses espaços? Como eles podem ser mais saudáveis? Eu sou bióloga de formação acadêmica e o que Eu penso, é que a biofilia faz essa ponte entre ciência e arquitetura, entre ciência e engenharia, entre ciência e construção civil, porque nós ganhamos muito mais quando cruzamos esses conhecimentos. 

 

6 - Como você enxerga a propagação da biomimética daqui há alguns anos?

AA: A biomimética como ciência e prática só tende a aumentar. Ela é uma ciência relativamente nova como disciplina e pesquisa, mas faz parte da vida do ser humano desde sempre. Nós habitávamos o Planeta Terra antigamente de uma forma muito biomimética, desde a agricultura até as primeiras construções antes do surgimento da energia elétrica. Os nossos olhares eram ajustados de acordo com a natureza, com um fluxo natural do estado das coisas. E, conforme avançamentos, as ciências como a biomimética precisam estar cada vez mais presentes, assim como seu conhecimento para desenvolver novos materiais, novas formas de construir e novas formas de viver.

Produtos: Amb Amazonia Acre BR 13,3x21, Amb Amazonia Acre BR 90x90, Amb Amazonia Acre BR 34,4x34,4, Amb Amazonia Acre BR 21x21, Amb Amazonia Acre BR 55,4x55,4, Amb Amazonia Alter BR 90x90, Amb Amazonia Mamori BR 90x90, Amb Caatinga Cumaru NAT 21x21, Amb Caatinga Cumaru NAT 90x90, Amb Caatinga Cumaru NAT 55,4x55,4, Amb Caatinga Cumaru NAT 13,3x21, Amb Caatinga Cumaru NAT 34,4x34,4, Amb Caatinga Ferro NAT 90x90, Amb Caatinga Xique Xique NAT 90x90, Amb Pampas Aurora NAT 13,3x21, Amb Pampas Aurora NAT 55,4x55,4, Amb Pampas Aurora NAT 90x90, Amb Pampas Aurora NAT 21x21, Amb Pampas Capim NAT 90x90, Amb Pampas Mate NAT 90x90.

Confira mais imagens:

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Tropo Bella www.tropobella.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×