Expressão artística: Como criar composições com os charmosos ladrilhos hidráulicos
Eles fizeram história na arquitetura européia, revestindo paredes e palácios. Já no Brasil apareceram nos anos 20 e 50, revestindo projetos residenciais e marcando uma época de grande desenvolvimento. Os ladrilhos hidráulicos são peças nobres que têm como inspiração a arquitetura Bizantina, um estilo que se define pelos mosaicos vitrificados, ícones e pinturas sacras.
O revestimento artesanal também é conhecido como mosaico ou piso hidráulico. A peça é fabricada a partir de cimento, areia, pó de pedra e pigmentos. Diferentemente da cerâmica comum, seu processo de cura utiliza apenas água, não passando pela queima. O apelo do feito à mão, o torna ainda mais especial, sendo aplicados de forma intencional e artística em ambientes cheios de personalidade.
Apesar de ser associado a sua forte característica vintage, o ladrilho hidráulico vem sendo desenvolvido a partir de diferentes estilos, cores e desenhos. Do minimalista e urbano, aos florais e lúdicos, o elemento se reinventa, permanece, diversifica e inova nos espaços.
Contrastes e composições
O design dos ladrilhos hidráulicos se destaca quando contrasta com outros materiais. As peças ganham destaque em paginações pensadas como um detalhe ousado e exclusivo. As aplicações podem ser feitas no chão, dando a impressão de ser um tapete.
Além de ser usado no chão, o ladrilho também pode pode ser aplicado em paredes, dando o efeito de mosaico, principalmente em cozinhas e áreas de lazer.
Coleções vintages e contemporâneas
Atenta ao desejo de personalizar ambientes com ladrilhos hidráulicos, a Decortiles mantém o produto em seu portfólio há muitos anos. Mas ainda que duradouro, os lançamentos sempre apresentam novas referências, cores, grafias, e um olhar irreverente, marcado pela estética artística, representada por Calu Fontes, que celebra uma parceria de mais de dez anos com a Decortiles.
A artista é apaixonada por cerâmica e pelo processo manual de fabricação. Seu repertório é bastante vasto, criativo e intuitivo, o que nos provoca a acessar e despertar o imaginário. Entre tantos ladrilhos, listamos três séries super modernas, que compõem perfeitamente em espaços contemporâneos:
Calu Matisse: a expressão de uma paixão pessoal da artista pela história e pelos trabalhos do pintor francês Henri Matisse, definem essa série. Cores vibrantes, grafismos e desenhos em movimento foram a inspiração para uma criação de ladrilhos incrivelmente lúdicos. Seus desenhos coloridos são abraçados pelo fundo marfim claro e possuem medidas de 20x20cm. Matisse é versátil e harmoniza em diversos ambientes, desde cozinhas a banheiros.
Vitória: o ladrilho faz uma releitura de um dos símbolos da Amazônia, a Vitória Régia. Dessa planta dos rios amazônicos nascem flores perfumadas e brancas que só se abrem durante a noite, ao nascer do sol elas ficam rosadas. Tanta delicadeza foi o que inspirou a criação de dois produtos: Rosa e Verde. Rosa tem a reprodução das pétalas abertas em traços verdes, já a cor verde tem os mesmos traços só que em branco. No formato é 20x20cm, este ladrilho é uma ótima opção para paredes de ambientes residenciais e também comerciais.
Sinais: essa série assinada por Calu, traz poderosos sinais de comunicação em novas interpretações e simbologias. Ícones, grafismos e símbolos decoram os ladrilhos hidráulicos que se tornam elementos decorativos contemporâneos e potentes. Os grafismos supermodernos, com formato de 20cm x 20cm rendem belíssimas composições descontraídas e alegres em ambientes como escritórios e espaços sociais.
Produtos: Calu Matisse Folhas Safira 20x20, Calu Matisse Folhas Color 20x20 P/mi , Calu Matisse Mix Color 20x20 P/mi ,Calu Sinais Cereja 20x20, Vitoria Rosa 20X23, Vitoria Verde 20X23 .