Rua Engenheiro Saturnino de Brito, 44 - São Paulo - SP

Proud South Craft: conheça o livro que celebra o artesanato contemporâneo

Proud South Craft: conheça o livro que celebra o artesanato contemporâneo

Por: Tropo Bella - 30 de Junho de 2025

O segundo volume da série, apoiado pela Eliane, foi idealizado por Lidewij Edelkoort, uma das maiores referências em tendências do mundo, e traz um novo olhar para o feito à mão. 

Em tempos marcados por algoritmos e fluxos acelerados, o toque humano ainda tem o seu espaço. Como matéria moldada pelas mãos de artesãos e designers ou como memória. É nesse contexto que o livro Proud South Craft, segundo volume de uma série editorial que olha para o lado genuíno do design e da ancestralidade, foi lançado. 

A curadoria foi realizada entre Lidewij Edelkoort, uma das mais influentes trend forecasters do mundo, e a designer Lili Tedde. Lançado na última edição do Salão do Móvel de Milão, o livro é um manifesto sensível ao design, celebrando o artesanato contemporâneo como força de transformação cultural. Um convite à reconexão com o que nos torna humanos: o fazer com alma.

 

O artesanato como arquitetura do sensível

Se arquitetura é o gesto de construir espaços, o artesanato é o gesto de construir sentidos. E é assim que Proud South Craft se estrutura: uma narrativa sensível sobre as histórias de diversos profissionais. 

Ao todo, são 34 capítulos que percorrem o chamado, Novo Sul Global, uma região simbólica, mapeada pelas curadoras, onde pulsa uma energia criativa diversa, intensa e livre. Móveis, tecidos, cestarias, peças em vidro, pedra ou barro são materiais que juntos revelam o fio condutor do livro: o de mostrar o potencial do toque e a beleza de identidades criativas tão únicas.

Para Edelkoort, “a arte é o elo direto entre os humanos e seus ancestrais” — e é nessa linha afetiva que o livro se ancora, propondo o feito à mão como um novo movimento de resistência estética. Como uma contracultura silenciosa e poderosa que redesenha os contornos do design contemporâneo.

 

Um sul feito de muitos nortes

Ao folhear o livro, somos guiados por nomes que já desenham o novo mapa do design mundial. Entre eles, o brasileiro Humberto Campana, o indiano Gunjan Gupta, o artista sul-africano Andile Dyalvane e o galerista Trevyn McGowan. O exemplar também inclui talentos como Ana Teresa Barboza, Fernando Laposse, Álvaro Catalán de Ocón, Angela Damman, Rosana Escobar e Adrian Pepe, cujas obras nos mostram como a técnica artesanal pode ser ao mesmo tempo ancestral e vanguardista.

As fotografias que acompanham os ensaios não são apenas belas imagens. Elas possuem um toque afetivo: registros que revelam a sabedoria indígena, a arquitetura moldada pela natureza, a poesia dos detalhes invisíveis.

 

Design em sintonia com a Eliane

A presença da Eliane nesse projeto é um reflexo direto de seu compromisso com o design como linguagem sensível, afetiva e transformadora. Assim como as superfícies que a marca desenvolve, o livro Proud South Craft é uma peça que se sente — uma obra que não apenas informa, mas toca e inspira.

Para o superintendente de marketing da Eliane, Siegfried Wagner Jorge, estar ao lado deste projeto é reafirmar valores que a marca carrega em sua essência: “Proud South Craft representa muito do que acreditamos: o poder do fazer com verdade, do design que carrega alma, história e propósito. Participar desse movimento é, para nós, reforçar nosso papel como marca que valoriza o que é atemporal, autêntico e humano.”

O livro, lançado na última edição do Salão do Móvel de Milão, traz mais de 400 páginas e uma capa metálica que traduz sua força conceitual. Uma obra que convida à reflexão, à reconexão e à construção de futuros mais sensíveis, mais humanos e mais conscientes. Porque tudo aquilo que é feito com verdade, permanece.

WhatsApp Tropo Bella
Tropo Bella www.tropobella.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×
Instagram