Rua Engenheiro Saturnino de Brito, 44 - São Paulo - SP
iten(s)

ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


REVESTIMENTOS PARA O TETO

REVESTIMENTOS PARA O TETO

INCOMUM EXTRAORDINÁRIO

Houve quem estranhasse - e até questionasse - a possibilidade de comunicação por meio de uma grande rede mundial de computadores. Se a internet é realidade, poucos anos atrás ela estava no campo das ideias e da dúvida, até chegar à criatividade, experimentação de fato e aprovação por unanimidade.

Na arquitetura, quando a inventividade pulsa firme, é preciso mais do que base e paredes para transcender tamanha sensibilidade... Muitas vezes, o inusitado é justamente o resultado que se pretende - ainda que nem se dê conta disso... Primar pelo inventivo é imprimir a digital na inovação - a tão buscada inovação que, ora facilita e otimiza as rotinas, ora enche os olhos de beleza e o peito de satisfação (quando não os dois ao mesmo tempo). "Como premissa de trabalho, eu gosto da subversão da lógica das coisas", frase de efeito do arquiteto Eduardo Brito, que, propositalmente já impacta logo de início - dentro dessa ideia de sair daquele lugar onde quase nada acontece: o lugar comum.

 

DESIGN PROVOCATIVO

Brito mostrou mesmo ter olhar aguçado para tudo que pode surgir de maneira diferente do que se está habituado a ver. Em um ambiente criativo e provocativo, fez com que as atenções fossem voltadas para a parte mais alta: o teto. Esta área pouco visada ganhou destaque a partir da proposta ousada e instigante do arquiteto.

Brito sinaliza que uma das inspirações para essa formatação foi a piscina do hotel Lutetia, de Paris - construída nos anos 30 e desativada, ela agora faz parte da loja Hermès. "Ao entrar no ambiente, tem-se piso, paredes e também o teto com o revestimento molhado característico de piscinas. Tal design lembra também os banhos romanos, realizados em termas que traziam revestimentos no teto, com os tradicionais mosaicos bizantinos: pequenos pedaços de pedra revestindo a parte mais alta do espaço", pontua.

 

MENTE INVENTIVA

Eduardo Brito é mesmo amante de tudo que pode ser experimentado e criado na arquitetura e, por isso mesmo, cativa, com os mais curiosos olhares, os projetos que assina. "Já coloquei, por exemplo, torneira de cozinha em banheiro; já pus no teto revestimentos que antes eram vistos apenas em pisos, e vice-versa. Gosto da ideia de revestir uma superfície com material que normalmente não é ali empregado", comenta.

O arquiteto conclui que a ideia foi não apenas se valer de referências históricas, como também propor provocação por meio da subversão da lógica na aplicação dos revestimentos, fazendo conexão com espaços que possam ser totalmente molhados e lavados.

Um banho de lucidez, engenhosidade e, acima de tudo, uma incrível beleza criativa.

 

PARA REVESTIR E IMPACTAR COM QUALIDADE


Com o projeto ultra diferenciado, Eduardo Brito também faz um resgate importante de normativas arquitetônicas típicas de anos atrás. "A ideia de inserir pastilhas, cerâmica e porcelanatos no teto se perdeu com a modernidade. Tais cimentícios passaram a se restringir apenas a saunas e outros locais com vapor d'água, a exemplo de banheiros e SPAs - os chamados espaços úmidos", ressalta.

Grandes doses de inventividade, pequenas porções de cuidados na aplicação. Segundo o coordenador da Garantia de Qualidade da Decortiles, Anderson Patrício, não há nada que impeça a instalação de revestimentos também no teto do ambiente - "recomenda-se o uso de argamassas especiais como AC3E, que oferece um nível de segurança maior e grande aderência", diz. Patrício enfatiza que, logo após a colocação das peças, deve-se deixá-las calçadas por pelo menos 7 dias. "Isso é de extrema importância, para que a argamassa possa colar bem e iniciar todo o seu processo de secagem, garantindo, assim, a segurança no ambiente", salienta.

Quanto à limpeza, o profissional até brinca que, uma vez instaladas no teto, as peças irão exigir bem menos manutenção do que as aplicadas nas paredes e no chão, por motivos óbvios: deve-se limpar com maior frequência os materiais sobre os quais se transita mais - o caso dos pisos e outros revestimentos instalados sob os pés.

Como dica final, o profissional da Decortiles comenta que, para fins de cobrir o teto dos espaços com porcelanatos e outros revestimentos, quanto mais fino o produto, melhor. "É que, em espessura mais fina, o revestimento vai ser menos pesado e terá uma aderência maior no momento de sua instalaçao", finaliza.

Um universo de beleza criativa e resultados arquitetônicos importantes aos nossos pés - e também sobre nossas cabeças.

Produtos: sixties black 5x5 color mind black 7x25

Confira mais imagens:

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Tropo Bella www.tropobella.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×