Os porcelanatos estão presentes na grande maioria das obras. Sejam instaladas em áreas internas ou externas os porcelanatos ganharam pisos e paredes pelo mundo a fora. São instalados das formas mais diferenciadas possíveis, na horizontal, na vertical, em diagonal, em trama, com avanço, enfim, cada um utiliza o porcelanato da forma que considera mais atraente. É um produto extremamente democrático. Está dentro das possibilidades de todas as famílias, tem aqueles mais caros e tem aqueles mais baratos.
Sendo assim, nós imaginamos que todos tem uma curiosidade em comum. Aliás, mais do que uma curiosidade é uma informação relevante para uma boa instalação, por isso vamos falar sobre: como fazer cortes em porcelanatos.
É importante salientar que ao adquirir seus revestimentos, sejam eles de que tipo for, é necessário contratar mão de obra especializada, de preferência com experiência comprovada e bom histórico.
Antes de mais nada, garantir a segurança no trabalho é fundamental. Especialmente, quando estamos lidando com peças grandes e pesadas.
Então vamos a lista de equipamentos de proteção individual (EPI):
- bota
- capacete
- luvas
- óculos de proteção
- protetor auricular
- máscara de poeira
- roupa que cubra a pele
Vale ressaltar que para um bom trabalho, o local esteja adequado, ou seja, um ambiente com boa circulação para movimentar as peças e conseguir facilmente apoiar as peças em mesas para executar o trabalho.
1. RECORTES RETOS EM PORCELANATOS
Para realizar um corte reto em uma peça de porcelanato você poderá utilizar dois equipamentos. Um deles é a riscadeira reta manual. Antes de efetuar o risco confira todas as medidas para não perder a peça. Certifique-se de que a marcação da peça corresponde com a realidade.
Após realizar o risco, a própria ferramenta tem o dispositivo para realizar o destaque das partes. A mesa de trabalho deve estar firme, para evitar que peça trinque durante o destacamento.
Você pode utilizar também uma serra elétrica, também conhecida como serra mármore. Faça a marcação com caneta para o traçado do corte na peça e com a serra exerça a pressão necessária para realizar o corte. Recomenda-se que nos casos de corte com a serra, faça um primeiro corte superficial para que a peça não trinque e um segundo corte para atravessar a peça e cortar por completo. Lembre-se de resfriar a serra com uso de água para evitar superaquecimento da lâmina de corte.
Para um bom acabamento da peça após o corte, utilize uma lixa para remover imperfeições e recuperar o aspecto liso das peças.
2. RECORTE QUADRADO EM PORCELANATO
Para realizar um corte quadrado ou retangular numa peça de porcelanato, você precisará antes de tudo efetuar a marcação do local do corte. Após medir e marcar o traçado do corte, faça pequenos furos nas extremidades da marcação utilizando uma furadeira com broca diamantada de pelo menos 8 mm.
Estes furos são para limitar o corte ao utilizar a serra elétrica e não permitir que eles extrapolem além da marcação.
Depois do corte feito é só destacar com cuidado e testar o encaixe na parede ou piso.
3. RECORTE REDONDO EM PORCELANATO
Para ligações de encanamentos ou pontos de água, utilize uma furadeira com o dispositivo (broca) serra copo. Faça a marcação utilizando o centro como referência de corte. Ao efetuar a marcação, seleciona a ponta serra copo de tamanho mais adequado e posicione da maneira mais correta e faça o corte efetuando pressão contra a peça para evitar que a serra copo pule do porcelanato.
4. RECORTES ORGÂNICOS EM PORCELANATO
Para qualquer outro tipo de corte na peça de porcelanato é importante efetuar uma marcação adequada. Trace uma linha sobre a peça, que fique visível no momento do corte. É importante não esquecer de resfriar a lâmina de corte da serra para evitar problemas. Mantenha a mão firme e procure manter a pressão durante todo o processo.
INSTALANDO O PORCELANATO
Após os cortes realizados o processo de instalação é o tradicional. Certifique-se de que a argamassa colante para porcelanato esteja no ponto ideal.
Se a peça for muito grande, utilize o equipamento adequado para manter a peça suspensa enquanto aplica argamassa no tardoz utilizando a desempenadeira dentada. Deve ser aplicado argamassa também na superfície (piso ou parede) que receberá a peça.
Esperamos que tenha auxiliado no seu processo de instalação. Se tiver dúvidas, ficamos à disposição através do e-mail: sac@tropobella.com.br.
SOBRE A TROPO BELLA:
A Tropo Bella é uma loja de revestimentos nobres com mais de 80 anos de tradição, de estilo vanguardista que aposta no bom gosto para decorar a casa, sendo amante da boa arquitetura e de suas nuances. Sempre oferecendo produtos de alta qualidade, das melhores marcas do mercado e sempre com os melhores preços