Rua Engenheiro Saturnino de Brito, 44 - São Paulo - SP
iten(s)

ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


Inspirações de Milão: quais tendências que vieram para ficar?

Inspirações de Milão: quais tendências que vieram para ficar?

Os destaques de Milão 2024 que conversam com nossos revestimentos

Por Elaine Colombo/ Casa Ela 

 

A primeira pergunta pós o maior evento de design de mobiliário do mundo, é sempre a mesma: quais são as principais tendências de Milão?

Mas antes de falar sobre as tantas novidades que surgiram e surpreenderam, uma reflexão! O termo "tendência", que tem conotação de algo que está em alta agora, mas que é passageiro e será substituído por algo novo, vai justamente na contramão de um dos temas mais relevantes desta edição da Design Week Milano: a sustentabilidade. Ou seja, traduzindo para o ecossistema do setor: um movimento de aquisição de produtos de alta qualidade, performance e design atemporal, que os tornam longevos, ou ainda, o uso de matérias-primas que diminuam os impactos ambientais. 

Tendo esse pensamento como narrativa, a sugestão é nos relacionarmos com todas as informações apresentadas pela Itália, neste importante evento, como novas possibilidades, novidades e até experimentos. Aliás, uma das percepções dessa edição foi a vulnerabilidade exibida pelos artistas. Um posicionamento mais liberto, real e humano. Sabemos que algumas novidades, sim, serão tendências que em breve passarão, já outras podem permanecer por décadas.

Treinar o olhar para analisar de forma crítica, autêntica e também poética é um exercício diário que deve ser colocado em prática no mercado. Essa semana de design de Milão, veio para desconstruir e quebrar padrões estabelecidos pelas próprias "tendências".

 

Os destaques desta edição:

Metalizado em alta: observamos essa cor em diversos produtos, desde mobiliários expostos no Isalone e no Fuorisalone, até em acabamentos na Erocuccina.

Uma explosão de cores: aplicada em produções maximalistas, as cores vibrantes parecem ter voltado com tudo! Elas são combinadas com texturas e formas, extremamente criativas, explodindo sensações e provando que o maximalismo está de volta, e com edições ainda mais autênticas.

Resina e vidro: o volume de instalações com peças fabricadas com esses materiais foi verdadeiramente impressionante. Desde bancos a mobiliários como armário, cabeceira, mesa, luminárias e prateleiras foram percebidos em ambientações inusitadas.

Cozinhas minimalistas: com a tecnologia em alta, grande parte dos eletrodomésticos embutidos, apresentados na Eurocuccina, tinham acabamentos delicados e futuristas. O mobiliário apresentou soluções para "esconder" cubas, geladeiras e demais eletros. É claro que também vimos cores nesses ambientes, mas em sua maioria, os tons neutros predominaram. 

As linhas curvas e orgânicas continuam: lembra que falamos no início deste texto sobre as "tendências" que vem e permanecem? Em 2021 no retorno do evento, pós pandemia, os mobiliários orgânicos tomaram conta no Isalone, nessa edição eles permaneceram, com formas ainda mais curvas e de encaixe.

 

Em sintonia com as novidades 

Analisando o portifólio Decortiles, junto às novidades de Milão, percebemos uma série de encontros de referências e premissas. As cores, o metalizado e o estilo criativo em texturas e volumes, são algumas delas. Listei três produtos que já estão na lista de desejos de muitos profissionais:

Série Bola, por Carol Gay: um revestimento artístico e retrô que dialoga com formas orgânicas.  A arte da peça é inspirada na natureza, garantindo paginações e composições modernas e maximalistas. O produto com efeito acetinado, tem formato 19cm x 19cm, e pode ser aplicado em paredes residenciais e comerciais, internas ou externas, com até 3m de altura e inclusive em ambientes molhados e piscina.

Royal: tendo o metalizado como protagonista e inspirado na paisagem londrina, o revestimento se expressa através da natureza e das texturas orgânicas. O relevo marcado na superfície reproduz o movimento das folhagens, trazendo vida para aos ambientes. Em formato 45cm x120cm, o revestimento é indicado para paredes comerciais e residenciais, internas ou externas, com até 3m de altura e também para ambientes molhados.

DNA: O revestimento une arte e ciência que se entrelaçam em uma série que exalta linhas e curvas. Em tons de bronze, a peça traz a essência da inovação em superfícies metalizadas, conectando os espaços a uma expressão moderna e digital. Com formato 30cm x 90cm, o revestimento é indicado para paredes residenciais e comerciais secas. 

 

Produtos: Calu Triangulos Ouro MT 19x19, Carol Gay Bola Atacama AC 19x19, Carol Gay Bola Esmeralda AC 19x19, Carol Gay Bola Lua AC 19x19, Carol Gay Bola Netuno AC 19x19, Carol Gay Bola Pistache AC 19x19, Carol Gay Bola Tara AC 19x19, Carol Gay Traco Caramelo AC 30x90, Carol Gay Traco Caramelo AC 29x29, Dna Bronze MT 30x90, Patchwork Gold AC 19X19, Royal Fendi MT 45x120.

 

Confira mais imagens:

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Tropo Bella www.tropobella.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×