Rua Engenheiro Saturnino de Brito, 44 - São Paulo - SP
iten(s)

ITEM ADICIONADO AO ORÇAMENTO


Quiet Luxury é o novo luxo silencioso e sustentável

Quiet Luxury é o novo luxo silencioso e sustentável

Luxo silencioso: quando minimalismo e sustentabilidade se encontram
 

Ao longo de 2023, o termo “quiet luxury” povoou as conversas sobre moda e lifestyle. Associada ao figurino usado pelos personagens da série americana “Sucession” (à qual, admito, não assisti), a expressão identifica um visual composto de peças discretas, de excelente qualidade, duráveis e, geralmente, muito caras. Roupas e acessórios de aspecto básico e elegante, que passam longe da ostentação dos logotipos à mostra. 

Quando uma nova ideia ganha aderência na cultura, é natural que ela extrapole sua área de origem. Não demorou para que discussões a respeito do “quiet luxury” chegassem ao universo da arquitetura e dos interiores. No entanto, ao longo dos meses, o conceito passou por uma depuração positiva e ganhou novo significado: o caráter elitista foi colocado em segundo plano em favor de uma abordagem ligada à consciência ecológica. Hoje, o luxo silencioso, traduzido para a ambientação de casas, hotéis, lojas e restaurantes, propõe uma aliança entre o minimalismo e a sustentabilidade.  

Não dá mais para construir, reformar e decorar sem pensar no cuidado com a natureza. Consumir menos e melhor se tornou o mantra de quem acredita nas escolhas perenes, que são fruto de reflexão. É preciso abandonar as alternativas descartáveis e selecionar produtos que mantenham seu encanto e suas características técnicas com o passar do tempo. No luxo silencioso, os materias de grande qualidade exercem um papel central, pois garantem durabilidade, acabamento primoroso e um resultado estético à prova de tendências fugazes. Entre as diversas opções com essas características no portfólio da Eliane Revestimentos, vamos nos concentrar desta vez nos tons sóbrios das séries Khali e Gobi: inspiradas em paisagens desérticas, elas trazem variações de off-white, cinza e bege que sintetizam a paleta do “quiet luxury” — sutil sem ser monótona, minimalista sem perder o acolhimento. 

Khali e Gobi são adequados a piso e paredes. Porém se a ideia for adotar o luxo silencioso também em bancadas e itens de mobiliário, uma indicação certeira é a coleção Micron. Ela se enquadra na categoria TecXtone, que reúne produtos de alta resistência e com atributos sustentáveis, pois não contêm componentes tóxicos e podem ser polidos para recuperar o brilho. Por ter o corpo monolítico (a mesma massa e tonalidade em toda a espessura), o Micron assegura acabamento perfeito aos cortes e junções necessários à confecção de peças tridimensionais. 

E, como sabemos, a atenção aos detalhes de execução — um refinamento equivalente à alfaiataria — compõe a essência do “quiet luxury”. Enquanto a moda lida com o efêmero, a arquitetura está relacionada ao perene, ou seja, a obras que permanecem muito tempo sobre a Terra. Criar projetos baseados em escolhas duradouras, abolir os excessos e tratar os materiais com esmero é um sinal de respeito ao planeta. 

Produtos: Cite Ita Ardosia Carbono MA 90x90, Cite Ita Ardosia Orla MA 90x90, Gobi Greige AC 60x60, Gobi Shell AC 60x60, Khali Flash Gris MA 30x90, Neutral Gris Mesh MA 7x26.

Confira mais imagens:

Gostou? compartilhe!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Tropo Bella www.tropobella.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×