Luxo silencioso: quando minimalismo e sustentabilidade se encontram
Ao longo de 2023, o termo “quiet luxury” povoou as conversas sobre moda e lifestyle. Associada ao figurino usado pelos personagens da série americana “Sucession” (à qual, admito, não assisti), a expressão identifica um visual composto de peças discretas, de excelente qualidade, duráveis e, geralmente, muito caras. Roupas e acessórios de aspecto básico e elegante, que passam longe da ostentação dos logotipos à mostra.
Quando uma nova ideia ganha aderência na cultura, é natural que ela extrapole sua área de origem. Não demorou para que discussões a respeito do “quiet luxury” chegassem ao universo da arquitetura e dos interiores. No entanto, ao longo dos meses, o conceito passou por uma depuração positiva e ganhou novo significado: o caráter elitista foi colocado em segundo plano em favor de uma abordagem ligada à consciência ecológica. Hoje, o luxo silencioso, traduzido para a ambientação de casas, hotéis, lojas e restaurantes, propõe uma aliança entre o minimalismo e a sustentabilidade.
Não dá mais para construir, reformar e decorar sem pensar no cuidado com a natureza. Consumir menos e melhor se tornou o mantra de quem acredita nas escolhas perenes, que são fruto de reflexão. É preciso abandonar as alternativas descartáveis e selecionar produtos que mantenham seu encanto e suas características técnicas com o passar do tempo. No luxo silencioso, os materias de grande qualidade exercem um papel central, pois garantem durabilidade, acabamento primoroso e um resultado estético à prova de tendências fugazes. Entre as diversas opções com essas características no portfólio da Eliane Revestimentos, vamos nos concentrar desta vez nos tons sóbrios das séries Khali e Gobi: inspiradas em paisagens desérticas, elas trazem variações de off-white, cinza e bege que sintetizam a paleta do “quiet luxury” — sutil sem ser monótona, minimalista sem perder o acolhimento.
Khali e Gobi são adequados a piso e paredes. Porém se a ideia for adotar o luxo silencioso também em bancadas e itens de mobiliário, uma indicação certeira é a coleção Micron. Ela se enquadra na categoria TecXtone, que reúne produtos de alta resistência e com atributos sustentáveis, pois não contêm componentes tóxicos e podem ser polidos para recuperar o brilho. Por ter o corpo monolítico (a mesma massa e tonalidade em toda a espessura), o Micron assegura acabamento perfeito aos cortes e junções necessários à confecção de peças tridimensionais.
E, como sabemos, a atenção aos detalhes de execução — um refinamento equivalente à alfaiataria — compõe a essência do “quiet luxury”. Enquanto a moda lida com o efêmero, a arquitetura está relacionada ao perene, ou seja, a obras que permanecem muito tempo sobre a Terra. Criar projetos baseados em escolhas duradouras, abolir os excessos e tratar os materiais com esmero é um sinal de respeito ao planeta.
Produtos: Cite Ita Ardosia Carbono MA 90x90, Cite Ita Ardosia Orla MA 90x90, Gobi Greige AC 60x60, Gobi Shell AC 60x60, Khali Flash Gris MA 30x90, Neutral Gris Mesh MA 7x26.